COMITES-RS participa de atividades em Marau

Além de se aproximar da comunidade, órgão realiza reunião extraordinária com a presença do Cônsul-Geral, Valerio Caruso

 

A política de aproximação com as comunidades de colonização italiana implantada pela circunscrição do Rio Grande do Sul do Comitê dos Italianos no Exterior (COMITES-RS) ganha nova etapa neste sábado.

Os integrantes do órgão participam de agendas em Marau, onde realizam uma reunião extraordinária com a presença do cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso. O encontro com a autoridade consular, que também estará em visita à região, ocorre na Câmara de Vereadores do município.

Outro compromisso do COMITES-RS ocorrerá na hora do almoço. Na pauta, o gemellagio entre Marau e Isola Vicentina, que completou uma década neste ano. O encontro também terá a presença de integrantes do Comitê Vêneto do Estado do Rio Grande do Sul (COMVERS), além do vereador de Nova Veneza (SC) Aroldo Frigo, membro dessa mesma entidade no Estado vizinho.

Para a presidente do COMITES-RS, Cristina Mioranza, estar próximo das comunidades formadas em parte pela presença de cidadãos de origem italiana significa uma oportunidade para ampliar o conhecimento a respeito da entidade. “Dessa forma, conseguimos fazer um esclarecimento sobre nossa atuação e informar sobre nossas atividades, complementando a excelente atuação dos integrantes regionais do comitê, em especial, nessa ocasião, dos representantes em Passo Fundo, Ildo Busnello, e em Marau, Maura De Carli”, comenta.

Entre as causas do COMITES-RS está o fortalecimento dos laços culturais com a Itália, além de atuar como agente para levar ao Consulado as necessidades dos cidadãos italianos no Rio Grande do Sul, sendo parceiro para iniciativas que contribuam para a vida social e cultural da comunidade italiana.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Leia também