Encontro realizado de forma híbrida no dia 03 de junho apresentou balanço de arrecadação de donativos até o momento e prospectou perspectivas pós-tragédia climática
Embora a situação do Rio Grande do Sul ainda seja de constante reconstrução e resiliência, a retomada de ações para contribuir com o reerguimento do estado e oferecer apoio à comunidade ítalo-gaúcha foi pauta da primeira reunião ordinária do Comites-RS após a tragédia climática que acometeu o estado. Nesta segunda-feira, dia 03 de junho, os conselheiros debateram formas de conduzir o retorno de ações previamente planejadas e fortalecer o apoio às pessoas atingidas.
De início, foram apresentados dados sobre a arrecadação de donativos no ponto de coleta no Carlos Gomes Center – cerca de 2,4 mil cobertores, 500 colchões (200 intermediados pelo Comites-RS junto à Tonolli), três mil litros de água potável e demais itens. Além disso, foram mais de 50 voos de helicóptero levando doações a quem mais necessita, partindo do heliponto do edifício, e outras ações realizadas junto ao Ministério Público.
Projetando ações futuras, foi debatida a destinação de recursos vindos de eventos artísticos de fora do estado para entidades de apoio à comunidade italiana no RS – além da importância da retomada dos eventos em solo gaúcho para apoio à cadeia econômica estadual, de acordo com as possibilidades e limitações de cada localidade. Um deles é o Encontro da Comunidade Italiana no RS, que seria realizado em 20 de maio e foi adiado. A previsão é de que seja realizado no segundo semestre do ano, em mês e data a serem definidos pela comissão organizadora.
Por fim, ainda foi apresentada a nova conselheira cooptada, Eliani Lanzarini, e a divulgado o futuro lançamento do edital para a seleção de um(a) candidato(a) para a realização da certificação DITALS, um título cultural expedido pela Università per Stranieri di Siena que avalia a preparação teórica-prática no campo do ensino do italiano para estrangeiros. A participação da presidente do Comites-RS, Cristiana Mioranza, na reunião nacional do Intercomites e do Sistema Itália, no dia 10 de junho na Embaixada da Itália, em Brasília, também foi comunicada aos conselheiros presentes.