Quem Somos

Instituídos em 1985, os Comitês dos Italianos no Exterior (COMITES) são órgãos que representam os italianos que residem fora da Itália. Estão presentes nas circunscrições consulares que têm, pelo menos, três mil cidadãos italianos. No Brasil, existem seis circunscrições: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife

Os COMITES são compostos por 12 para até 100.000 cidadãos italianos residentes ou 18 membros eleitos, para acima de 100.000 cidadãos residentes em cada circunscrição consular, e o mandato é de cinco anos com possibilidade de uma única reeleição. É permitido agregar aos eleitos um terço a mais de conselheiros de origem italiana, indicados pelas associações existentes na circunscrição consular, que poderão ser cooptados pelos membros eleitos, os quais devem ser de origem italiana, porém sem a cidadania italiana.


AS FUNÇÕES DO COMITES


As principais funções dos COMITES são:

·         Manter os laços culturais com a Itália;

·         Informar o Consulado e o Governo Italiano sobre as necessidades da comunidade;

·         Dar parecer sobre projetos em favor dos cidadãos italianos que residam na Jurisdição Consular.

·         Em parceria com a autoridade Consular e as Entidades, Associações e Comitês atuantes na circunscrição, os COMITES promover iniciativas em assuntos ligados a vida social, cultural, assistência social e outras demandas da comunidade italiana.

·         Também faz parte de suas ações cooperar com a autoridade consular cuidando dos direitos e interesses dos cidadãos emigrados, além de contribuir para o estreitamento das relações Brasil-Itália.

·         Os conselheiros dos COMITES – junto dos representantes de associações italianas - elegem os conselheiros do CGIE (Conselho Geral dos Italianos no Exterior). Esta é a entidade de representação das comunidades italianas no exterior perante todas as entidades que desenvolvem políticas de interesses da comunidade italiana no exterior.